São muitos os aspectos que caracterizam a distonia, tendo como ponto central de seus sintomas a alteração do tônus muscular devido a uma dificuldade do sistema nervoso central (SNC) de dosar a força e a amplitude necessárias para realizar os movimentos dos membros do corpo.
⠀
Existem diversos tipos de distonias, que são classificadas em eixos, e cada uma delas gera diferentes impactos na funcionalidade do indivíduo a partir da distorção dos movimentos e também de quadros de dor gerados pela contratura muscular.
Apesar de ainda não ter cura, a distonia pode ser tratada para reverter os aspectos dos sintomas e permitir o retorno da mobilidade do indivíduo, assim como a redução de seu quadro doloroso.
E é sobre tudo isso que o nosso primeiro episódio deste podcast aborda, com o suporte de conhecimentos da neurofisiologista e neurologista Dra. Simone Amorim.
Este é o assunto de meu primeiro episódio do podcast PodReabilitar, onde detalho o que é a distonia, como a doença se caracteriza, quais são os impactos na rotina do paciente e as opções de tratamento. Para ouvir, basta clicar no link abaixo: